Descubra esses 3 tesouros que te ajudarão, não só na vida pessoal, mas também na profissional.

Tive um chefe que me disse: “Deixe seus problemas pessoais na calçada. Do momento em que entrar neste escritório em diante, esqueça-os e seja o melhor profissional para a função que te contratei”. Fiquei espantado! Eu ainda estava em busca da minha descoberta profissional e aquilo soou no mínimo estranho.

E quantas vezes já ouvimos isso? Ou já passamos por uma situação parecida? Como você se sentiu?

Hoje é comum “departamentalizar” tudo. Seja na área profissional, no trabalho, seja na família, em casa ou em alguma área pessoal.

Pensando nisso, o outro dia acordei com algumas ideias. De repente veio em minha mente as 3 coisas que eu considero como os bens mais valiosos de um profissional.

  1. Expertise: O conjunto

É o conjunto de competências, habilidades, personalidade, juntamente com as experiências que moldaram você naquilo que você é hoje. Parte da sua vocação encontra-se nesse conjunto. Elas são necessárias para o seu desempenho dentro do seu trabalho. E também na sua vida particular.

Sem esse conjunto completo ficaria impossível exercer suas atividades de forma plena e consciente.  Precisamos nos conhecer em primeiro lugar e depois adquirir experiência na área ou carreira desejada. Sendo assim, as decisões tomadas terão menos índice de erros, mas você vai errar sim! O que vai contar é quantas vezes precisará cometer o mesmo erro antes de aprender com ele.

  1. Tempo: Produtividade vs Oportunidade

Gosto muito de um texto dito pelo Apóstolo Paulo: “Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm”.

A dia-a-dia nos põe na correria e ficamos “pilhados” na tentativa de sermos 100% produtivos e de alcançar TODOS os resultados. É hora que acalmarmos nosso coração e darmos tempo para aproveitar as oportunidades que a vida nos dá.

Certa vez um conselheiro financeiro amigo meu citou Elmer G. Letterman: “Sorte não é fruto do acaso. Sorte é quando a PREPARAÇÃO encontra a OPORTUNIDADE”.

Aprenda a contar cada dia que você tem para viver com sabedoria.

  1. Família: O Bem mais precioso

Tenho dado consultoria profissional em uma organização chamada Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura (IDF), onde a missão é de fortalecer os funcionários das empresas-clientes e seus familiares. Nesse tempo percebi uma busca enorme por cursos de finança familiar, casamento, educação de filhos, consultoria de carreira, entre outros.

Eles não se preocupam apenas consigo mesmos, mas estão preocupados com aqueles pelos quais tem alguma responsabilidade.

Quem já teve um familiar – seja filho, pai ou cônjuge com doença, ou mesmo com problema de relacionamento? Você percebeu se isso afetou diretamente ou indiretamente sua produtividade e roubou seu tempo?

Lembra da história no começo do texto? Naquela época minha esposa e eu estávamos passando por um momento delicado em nossas vidas e foi muito difícil eliminar esses sentimentos quando eu entrava no escritório para trabalhar.

Devemos dedicar um BOM TEMPO para cuidar daquilo que, pelo menos, deveria ser o nosso bem mais precioso.

Se você é solteiro, cuide do seu relacionamento com seus pais. Se é casado ou tem filhos, cuide do seu cônjuge e/ou filhos. Lembre-se, na velhice, são seus filhos e familiares que estarão ao teu lado. Mais ninguém.

Para saber mais sobre como nós da S&D Consultoria e Coaching podemos te ajudar, entre em contato conosco e agende uma Avaliação Inicial.

 

Quero reforçar meu convite para você se conhecer o máximo que puder. Não tenha medo de errar, mas aprenda com seus erros. Aproveite as oportunidades que a vida te dá! Elas são um presente. E, por fim, cuide daqueles que te cuidaram e cuidarão de você no futuro.

Escolha CERTO! E cuide dos maiores tesouros que você tem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *