Existem diversos “modelos” de como estudar a bíblia. Mas um que aprendi com a turma do TeenStreet Brasil, e que é fácil de estudar a Bíblia com ele é este abaixo:

ler1. Deus nos manda uma carta todo dia. É a sua Palavra. Ela contém verdades para nossa vida. Nós precisamos tomar tempo para LER esta carta, a Bíblia, todos os dias. Pode ser apenas um versículo, um parágrafo, um capítulo, um livro, ou várias passagens diversas. Um dos trabalhos do Espírito Santo é nos guiar através da Palavra de Deus

ouvir2. Nós não podemos simplesmente LER, nós também precisamos OUVIR. Nós necessitamos tirar um tempo para ouvir o que o Espírito Santo nos está dizendo. Confira esta informação com a Palavra, porque Deus nunca dirá a você algo que é contra a sua Palavra, e também compartilhe o que você ouviu com seus amigos e líderes. O Espírito de Deus revela algo pra você da sua Palavra, tome tempo e escreva para que você não esqueça a mensagem que Ele tem pra você naquele dia. Você também pode memorizar os versículos para que Deus possa trazê-los à tona quando você precisar.

falar3. Um dos grandes mistérios de Deus é que ele quer que nós falemos com Ele. Dizer a Ele sobre o que está acontecendo em nossas vidas. Ele sabe tudo, mas quer nos ouvir dizer nossa perspectiva, pedir conselhos a Ele, compartilhar nosso sucesso e confessar nosso pecado e deixá-lo nos purificar. FALAR pode ser feito de muitas maneiras como louvor, confissão, gratidão, intercessão. Isso pode e deveria acontecer durante todo o dia, mas este tempo de FALAR é o momento oportuno de escrever uma carta pessoal para Deus.

praticar4. Pratique aquilo que você aprendeu. Se não PRATICAR , você vai esquecer. Todo dia contém experiências de crescimento e perspectivas pessoais de vida na terra. Tire alguns minutos todos os dias para “pensar” sobre aquilo que Deus te mostrou, e através da prática você viva a vida intensamente em Deus. Em provérbios 3:3 um filho é instruído a lembrar de coisas importantes “…ata-os ao teu pescoço, e escreva-os na tábua do teu coração”. Pratique e você lembrará por mais tempo.

Samuel e Débora Costa
Palestrantes, Colaboradores e Treinadores da UDF.
www.samueledebora.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *