A palavra Coaching, Coach e Coachee tem sido muito usado no meio empresarial já ha algum tempo. Mas ultimamente esse termo tem ganhado destaque em outras áreas, e devagar está se difundindo.

O que é coaching e qual o papel do Coach - S&D Consulting and Coaching

Mas afinal, o que é Coaching?

Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

O Coaching é o nome que damos a um determinado processo de desenvolvimento humano. O coach é o profissional devidamente capacitado e apto a conduzir o processo de Coaching de forma efetiva e ética. O coachee, por sua vez, é o cliente desse trabalho, ou seja, aquele que se beneficiará do processo de Coaching.

E qual o papel do Coach?

O fazer do coach compreenderá uma série de estratégias num determinado período de tempo visando ampliar horizontes do seu coachee para que ele saia do ponto A, ou seja, o lugar onde está atualmente em relação ao seu objetivo (o “cenário atual”), e chegue ao ponto B, ou seja, o lugar em que quer estar ao alcançar o seu objetivo (o “cenário desejado”). Isso faz com que o Coaching, enquanto um processo, tenha início, meio e fim. Esse é um fato muito relevante, pois destaca o caráter de planejamento e sistematização que permeiam todo o
processo de Coaching.

Sendo um processo com início, meio e fim, será de suma importância que todas as suas etapas sejam planejadas e estejam claras tanto para o coach quanto para o coachee. Esse aspecto poderá ser melhor compreendido ao debruçarmos nosso olhar para a metodologia da prática de Coaching, que trará como fator indissociável do sucesso da intervenção, a sistematização dos passos e das ferramentas a serem utilizadas.

O trabalho de coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas e normalmente existe um tempo determinado para esse objetivo ser atingido. E tem o objetivo de ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento pessoal ou do seu trabalho.

Coaching trabalha no presente em direção ao futuro de forma propositiva para apoiar o cliente no alcance de suas metas, tendo sempre o foco na solução e no positivo, com ações práticas na busca de resultados rápidos.

Quando devo fazer Coaching?

A pessoa recorre ao coach quando ele percebe que algo não está saindo como ele quer ou quando ele se sente perdido em um determinado momento da carreira ou em sua vida. Geralmente ele quer melhorar seus resultados, e também para alcançar algo que normalmente não sabe como fazer.

Por que você deve fazer Coaching?

Processo de Coaching ajuda a alcançar suas metas - SD Consultoria e Coaching

Existem diversos benefícios após a finalização do processo de Coaching, mas esses eu acredito sejam os mais importantes para meus clientes.

  1. Autoconhecimento: Buscar o autoconhecimento é o primeiro passo para realizar mudanças significativas em sua vida pessoal e profissional. O autoconhecimento traz empoderamento. Ele dá poder de decisão e decidir com sabedoria. Todos querem ir para algum lugar, mas é primeiro se conhecer, para decidir pra onde quer ir.
  2. Realização de suas Metas: Transformar seus sonhos em objetivos e metas reais é um dos principais focos do processo de Coaching. O quanto realizar seus sonhos é importante para você e, o quanto você está comprometido com seus ideais? Não importa qual seja a sua meta, com o Coaching você pode alcança-la!
  3. Mudar Hábitos: Mudar hábitos não é algo fácil, mas sem fazê-lo não é possível criar uma nova realidade. Einstein disse “Insanidade é fazer a mesma coisa sempre e esperar resultados diferentes.”. Para termos resultados diferentes é necessário que tenhamos atitudes diferentes, por isso é necessário mudarmos nossos hábitos e essa atitude requer força de vontade, foco e persistência.
  4. Ter resultados na prática: O Coaching te leva do seu estado atual ao seu estado desejado, independente de qual seja a sua meta, na vida pessoal ou na vida profissional. O processo irá te levar até o alcance dessa meta de maneira mais rápida e assertiva. Isso acontece porque não tem espaço para perda de tempo e rodeios e também porque cada sessão (semanal) produz um plano de ação, isso produz realização!
  5. Tomar as rédeas da sua vida: Entender e reconhecer que a vida somente nos pertence, que toda e qualquer mudança só ocorrerá quando nos movermos para promovê-la, é fundamental para alcançar nossos objetivos pessoais de vida. Assumir que é somente nossa a responsabilidade de mudar é algo libertador, portanto, devemos tomar as rédeas da nossa vida e não terceirizar para ninguém o que cabe somente a nós mesmos como indivíduos.
Para saber mais sobre como nós da S&D Consultoria e Coaching podemos te ajudar, entre em contato conosco e agende uma Avaliação Inicial.

 

Não fique parado. Afinal, a estagnação só atrapalha você mesmo se não der o primeiro passo. Como disse em meu outro artigo sobre as 5 Atitudes Para Sair da Estagnação:

“Uma pessoa que admiro muito, o sr. Jorge Nishimura me disse a seguinte frase: “Quando o carro está parado, é difícil esterçar o volante para um lado ou para outro. Mas basta o carro sair da estagnação que a direção fica mais leve”. Dê o primeiro passo que os próximos serão mais fáceis.”

Samuel Costa
Psicólogo Coach, Especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Consultor.
www.samueledebora.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *